Moody’s muda perspectiva de nota de crédito do Brasil de estável para positiva: Por que a Moody’s

广告位火热招租中
```html

A Moody's elevou, de estável para positiva, a perspectiva para a nota de crédito soberano do Brasil. A decisão de uma das agências de classificação de risco mais respeitadas do mundo impacta o mercado financeiro e a atração de investimentos para o país. Essa subida na nota de crédito indica aos investidores a capacidade de o Brasil honrar compromissos financeiros, por estar estar com suas contas públicas em ordem. Assim, ajuda a atrair dinheiro para o país.

Em nota, a agência afirmou que as perspectivas para o crescimento do PIB do país são mais robustas do que nos anos pré-pandêmicos em razão de reformas realizadas em vários governos, "bem como pela presença de barreiras institucionais que reduzem a incerteza sobre a direção futura das políticas públicas".

Na visão da Moody's, um crescimento mais forte do PIB e um progresso contínuo, embora gradual, de consolidação fiscal podem ajudar a estabilizar a dívida pública brasileira. "No entanto, há riscos para a continuidade da execução da consolidação fiscal pelo governo", diz o boletim.

Por que a perspectiva positiva é importante?

A perspectiva positiva indica um potencial aumento na confiança dos investidores, o que pode resultar em maior fluxo de investimento para o país.

Quais são os fatores que impulsionam essa mudança?

Os fatores incluem reformas governamentais e barreiras institucionais que reduzem a incerteza sobre as políticas públicas futuras.

Quais são os desafios que o Brasil enfrenta mesmo com essa perspectiva positiva?

Apesar da perspectiva positiva, o Brasil ainda enfrenta desafios, como uma força fiscal relativamente fraca e uma dívida pública elevada.


A manutenção da nota se deve à "força fiscal ainda relativamente fraca do Brasil", em razão da dívida elevada do país e da capacidade de pagamento considerada fraca.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

Mais lidas do valor-investe

1
Gastar Bem

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2719, e prêmio vai a R$ 28 milhões; veja números sorteados